11 de mar. de 2013

Sereias - Uma paixão


Yo minna- san ><
Faz tempo que eu não apareço aqui, não é mesmo? Mas não se preocupem (me iludindo achando que alguém sentiu minha falta u.u) eu estou voltando e com muitas novidades ~like a diva~
Bom, o post de hoje é diferente do que vocês estão acostumadas a ler por aí na blogosfera. Óbvio que já leram o título e sim, eu amo sereias.




Sereias são seres metade humanos e metade peixes. O mais comum de ser ver são sereias mulheres e bonitas. Elas possuem uma beleza impecável para atrair homens até o fundo do mar para matá-los afogados.Na Europa, as criaturas são chamas de "merfolks". Sereias jovens são "mermaids" e os tritões "mermans". Na maior parte das histórias sobre sereias é raro o caso onde apareça uma destas criaturas em idades mais avançadas.

Diz a lenda...

que as sereias usam sua bela voz para cantar e encantar marinheiros que navegam por onde elas vivem, hipnotizando-os de tal forma que percam o controle de seus barcos e colidam com rochedos, afundando.Há lendas um pouco mais "fantasiosas" onde sereias resgatam homens que estão se afogando no mar e posteriormente acabam apaixonando-se por eles, mas a verdade é que estas criaturas são vistas como um má presságio, pois são raras as histórias onde são felizes e/ou fazem alguém feliz.
Nas versões mais recentes da história, sereias com capacidade de se transformarem são cada vez mais comuns, de forma que ao saírem da água podem se tornar humanas perfeitas.

Tipos...
- Merrow: Lenda contada na Irlanda. Diz-se que as sereias lá são belíssimas, mas os tritões são extremamente feios. Geralmente suas aparições trazem em sequência uma furiosa tempestade, e por isso os Merrows são temidos pelos marinheiros. Os mais velhos contam que crianças geradas de relacionamentos entre Merrows e humanos têm nadadeiras entre os dedos e escamas nos pés.

- Seiren: Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore, tal como as harpias, habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisséia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos de seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aproximar-se. Diz-se que, decepcionadas por terem falhado com ele, elas se jogaram no mar e nunca mais tornaram a aparecer por aquela região.
Na Grécia Antiga, porém, os seres que atacaram Odisseu eram na verdade, retratados como sendo sereias, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada. Se assemelham às harpias, mas possuem penas negras, uma linda voz e uma beleza única.


Também tem a versão japonesa, mas pela 'pesquisa' que eu fiz a história sai muito grande então decidi não postar. Vou explicar basicamente como é: Algumas lendas japonesas dizem que se você comer carne de sereia acaba se tornando imortal; já outras falam que você se torna amaldiçoado.

                                                                                                   Créditos: Medo B



Minha fascinação por sereias começou quando eu assisti A pequena sereia 2. Lembro que eu tinha a fita cassete (alguém ainda lembra? kk) e assistia todos os dias. Assistia também Turma da mônica e a sereia do lago. Eu era apaixonada, mas lembro que na época não sabia que era continuação de outro filme. Tá, passou alguns anos (se eu me recordo bem eu tinha entre 4,5,6 por aí kk) e eu assisti A pequena Sereia. Pra mim foi perfeito, mas me deixava um pouco intrigada. Ela daria tudo pra ser humana e eu faria o mesmo pra me tornar sereia. Outra paixão que surgiu depois desse filme foi cabelo vermelho, mas isso não vem ao caso u.u
Sou tão apaixonada que meu livro favorito fala sobre sereias. Acho fascinante.
Se quiserem me dar um livro e não sabe do que, comprem de sereias. Tudo que tiver sereia me seduz. ~~

Bom, por hoje é só. Espero que tenham gostado e me dê a opinião de vocês sobre isso.

XoXo,
@anotherlonelyg









13 comentários:

L disse...

Legal, eu gosto da lenda >-<

xoxo
http://cloudl4nd.blogspot.com.br/

Aline Oliveira disse...

Olá, tudo bem? Ta rolando um sorteio de um sapato no meu blog, em parceria com a loja Viattini, te convido a participar. Beijos.
www.mimosaedondoca.blogspot.com

Anônimo disse...

Sabia +/- da lenda sabe? Essa relação com sereia me lembra bastante a questão de uma blogueira que adora essas coisas..

http://saladadefrutasbr.blogspot.com.br

Unknown disse...

ahh eu amo sereias, deve ser por causa da pequena sereia... sempre tive paixões por sereias!

http://morangosdespedacados.blogspot.com.br/

Thaynará disse...

Acho sereias incríveis. Conhecia toda a lenda se cór as~fç~sçf. Só não sabia os tipos de sereia.

garotadifferente.blogspot.com

Unknown disse...

Adoro sereias.
Beijos,
http://primeiroseusonho.blogspot.com.br/

Luiza Rocha disse...

Adorei a lenda, eu não sabia disso delas serem vistas como mal presságio! Afinal, qual é, são sereias! Penso em escrever uma FIC sobre isso... Mas já estou muito ocupada!
xoxo
peoples-says.blogspot.com.br

Milena disse...

Não pensei que sereias fossem um mal presságio, elas são tão bonitinhas nos desenhos...

diamantesdeumagarota

Isa e Gaby disse...

Eu também adoro sereias, as lendas, o visual e talz. Não sabia nenhuma dessas lendas que você postou, achei muito interessante.

Kiss

Crazycherry-sa.blogspot.com

amanda taline disse...

ola adorei seu blog, segue lá o meu http://femininaoficial.blogspot.com.br/ vou ficar feliz se puder da uma curtida na minha fandapage http://www.facebook.com/pages/Feminina/235653459907974?fref=ts

VANESSA disse...

Sempre que eu pesquiso sobre sereias ,pesquiso sobre o lado 'negro' delas (gosto de um terrozinho básico),então já sabia de boa parte da história tirando a parte dos tritões ,não li em nenhum lugar sobre eles,sempre achei que eles fossem bonitões e tals,me enganei T.T

Ah,sobre as fitas cassetes...tenho muitas,desde o Rei Leão,boa parte das fitas das princesas da Disney,Dos cavaleiros dos Zodiacos ,tenho várias (sou velha,besôs mãe Q).

seu blog é super legal :3

MEUDOCEPANDEMONIO.BLOGSPOT.COM

Bea ☆ disse...

Oi fofa amei o blog ,seguindo , se gostar segue de volta ? Beijooooos :*** worldcandyy.blogspot.com

Zombie disse...

Também adoro!!

Tá rolando sorteio lá no blog, confere lá!
shelikesrockn-roll.blogspot.com